Mudanças repentinas, rotina alterada, incertezas, preocupações. Com a atual situação da saúde no mundo é inevitável à apreensão. Cuidados básicos que ajudam na prevenção são fundamentais, mas, além disso, o que podemos fazer para manter o nosso bem-estar não só físico, mas também mental em momentos como este? Pensando nisso, os terapeutas do Kurma Spa separaram algumas dicas para ajudar a manter a mente saudável em meio a tantas dúvidas.

Meditação

A meditação, além de ajudar a focar no momento presente, pode ser feita individualmente e sem contato físico, dependendo apenas da concentração, como explica a terapeuta Tarika Palmieri. “Encontre um local confortável para se sentar. Feche os olhos e faça algumas respirações profundas, relaxando todo o corpo.” Tarika ainda salienta que é importante tomar consciência do seu corpo e prestar atenção na respiração, elemento fundamental na meditação. Músicas relaxantes ou mantras podem ajudar no processo de conexão e concentração.

Automassagem

Muitas vezes as pessoas esquecem que um dos momentos mais importantes do dia é a hora do sono. Dormir bem reflete muito na saúde e consequentemente na imunidade. E estar relaxado pode ajudar a alcançar o tão importante sono revigorante. As terapias holísticas são grandes aliadas no autocuidado e também como formas de relaxar.  A automassagem pode ser um desses momentos de olhar para si e deixar os problemas de lado.

Por uma das partes mais tensas no nosso corpo serem os ombros, o massoterapeuta Marcos Yshida Ferrari  ensina movimentos para aliviar a tensão dessa área. “Na região dos ombros e trapézio, realize movimentos circulares com a ponta dos dedos e então comece a fazer pressão nos pontos mais duros, e deslizando para trás, como fazendo ondinhas até a região do pescoço. Faça isso de 5 a 8 vezes.”

Apesar dos benefícios, vale alertar que a automassagem é contraindicada para pessoas que tenham feridas na pele (como os diabéticos), fraturas, pressão alta (e que não faça acompanhamento médico), câncer (exceto com orientação médica) e varizes.

Outras sugestões

Nessa linha de faça você mesmo, também é possível investir em aromaterapia e cromoterapia. De acordo com Tarika Palmieri, pode ser usado um mix de óleos essenciais puros que dão suporte à respiração. Os principais ingredientes são: Laurel, Hortelã-pimenta, Eucalipto, Tea-tree, Limão, Ravensara, Cardamomo. “Esse blend alivia sintomas relacionados a alergias, tosse, congestão, bronquite, sinusite, respiração construtiva e problemas com o sono, além de estimular e ajudar a relaxar. Ótimo para ter no difusor no quarto das crianças!”

E que tal trocar uma das luzes do quarto por uma lâmpada colorida? Luzes indiretas podem contribuir no relaxamento. E cores como o azul e o verde promovem efeito de tranquilidade e equilíbrio.