Drenagem Linfática

É uma técnica de terapia corporal que auxilia, otimiza e facilita a circulação da linfa bem como a expulsão de microorganismos e substâncias não necessárias ao corpo. Este, em especial, é um de seus maiores benefícios.

A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem manual desenvolvida nos anos 30 pelo terapeuta dinamarquês Vodder, com o objetivo de tratar afecções crônicas das vias respiratórias superiores. Percebendo que seus pacientes sofriam de retenção de líquidos e que apresentavam gânglios linfáticos alterados, Vodder começou a tratá-los com massagens que drenam a linfa e estimulavam os gânglios.

A principal finalidade dessa terapia é esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos, através da estimulação da circulação linfática.

A circulação linfática pode ser prejudicada pela má postura, utilização de roupas extremamente apertadas, tensão excessiva e outros fatores.

Através da técnica de drenagem linfática, os líquidos e resíduos entre os tecidos são devolvidos ao sangue por meio da circulação linfática, sendo, posteriormente, eliminados através das funções de excreção.