Inclua massagem no seu tratamento

Para muitos, fazer uma massagem pode parecer uma futilidade ou coisa de madame. Errado! Estudos científicos mostram cada vez mais que massagem é remédio. Principalmente para dor crônica. Especificamente para enxaqueca!

Os benefícios da massagem se estendem à insônia, ansiedade, estresse, humor depressivo, imunidade, e até a distúrbios infantis.

A pele possui bilhões de terminações nervosas ultra-sensíveis que se conectam com o cérebro. Provocar sensações agradáveis na pele e suas camadas mais profundas (denominadas tecido celular subcutâneo), inunda o cérebro de informações prazerosas.

Essas informações positivas competem com aquelas estressantes, dolorosas e negativas, tendo como resultado uma atenuação do prejuízo causado por estas últimas.

Embora o mecanismo de ação da massagem sobre nosso cérebro seja extremamente complexo e ainda pouco compreendido, estudos demonstram uma diminuição nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Além disso, a massagem possui um alto poder relaxante. Como já vimos, o relaxamento pode ser extremamente benéfico no tratamento da dor de cabeça crônica e enxaqueca.

Encare a massagem como parte de toda uma ação conjunta para o seu tratamento. Na minha opinião, essa ação conjunta é o segredo para um bom resultado, e compreende uma série de mudanças de estilo de vida, como alimentação, sono, relaxamento, minimização do estresse, reequilíbrio hormonal, além de tratamentos voltados diretamente aos sintomas, como acupuntura e, quando necessário, drogas farmacêuticas.

Por isso, minha dica desta semana é: procure um(a) massagista profissional e faça com ele(a) uma parceria na sua jornada em busca de uma vida feliz e sem dor.

Por Dr. Alexandre Feldman
Fonte: Enxaqueca.com.br

× Fale com a equipe Kurma