Quando o assunto é diagnóstico e cura de doenças do cabelo e do couro cabeludo, o médico especializado na área é chamado de tricologista. São profissionais que estudam e aplicam conhecimentos que favorecem a saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

Se você tem algum problema ou patologia no couro cabeludo associado a irritação, inflamação, queda de cabelo excessiva, afinamento dos fios ou alguma lesão, o médico poderá te ajudar.  Enquanto que o cabeleireiro cuida do visual, o dermatologista está habilitado para o tratamento da pele. Já o terapeuta capilar tem conhecimento em histologia dos pelos e tricologia, ou seja, conhece profundamente os cabelos e seu ciclo biológico, cuida da célula viva (raiz-bulbo) e acompanha a contagem de fios por diâmetro e a densidade deles em área de risco.

São situações nas quais é necessário que você fique atento e que procure ajuda o quanto antes, pois o diagnóstico correto e o tratamento precoce favorecem resultados mais rápidos e satisfatórios.

Pessoas com histórico familiar de problemas capilares de origem genética devem ficar mais atentas aos primeiros sinais, pois há uma probabilidade maior de aparecimento desses sinais ou sintomas de uma forma precoce ou intensa.