Shiatsu

Através da compreensão de pontos específicos do corpo, a prática do Shiatsu promove a dissolução dos nódulos e pontos de tensão, promovendo uma sensação de alívio e bem- estar. Esta é uma massagem tonificante e relaxante.

Shiatsu deriva do japonês e quer dizer “pressão dos dedos” (SHI significa “dedo” e ATSU “pressão”). Tem uma abordagem terapêutica semelhante à usada na acupuntura, além da sua eficácia no tratamento de dores e de mal-estar físico ou psicológico.

É uma técnica de reequilíbrio físico-mental através do toque corporal, que percorre uma rede de canais de energia distribuídos pelo corpo todo, utilizando os dedos, as palmas das mãos, cotovelos, joelhos, pés, executando pressões de intensidades específicas para cada caso, principalmente sobre os nós energéticos.

A dissolução desses nós promove uma sensação de alívio e relaxamento, sem deixar de ser uma massagem tonificante, promovendo a harmonia do sistema energético como um todo.

Pode ser aplicada tanto no paciente vestido ou em trajes de banho, quando se utiliza óleos essenciais para execução de manobras como os deslizamentos e alongamentos.

Objetiva a melhora do fluxo energético e sanguíneo do organismo, nutrindo, fortalecendo e regulando todas as funções dos órgãos e sistemas, fazendo com que aumente a resistência orgânica ou imunidade contra doenças.

Indicada nos casos de dores em geral, estresse ou tensão emocional, ansiedade, medo, depressão, distúrbios digestivos, bloqueios sexuais, ejaculação precoce, frigidez, impotência, pressão alta, pressão baixa, dentre muitos outros.

A terapia é baseada na medicina oriental, que acredita que da mesma forma que o homem recebe a energia positiva da terra YIN, também está relacionado à energia negativa do cosmos, o YANG.

Ela visa, portanto, ao re-equilíbrio físico e energético, pois, para o Shiatsu, os pontos doloridos do nosso corpo são resultado do desequilíbrio entre os dois pólos energéticos, causando o bloqueio da energia vital e a dor. O Shiatsu fortalece o sistema imunológico e, se praticado constantemente, se torna preventivo.

A massagem ajuda a devolver o sangue venoso ao coração e assim facilita a tensão neste órgão vital. Melhora o tônus muscular e ajuda a prevenir a atrofia

muscular, que é o resultado da inatividade forçada. A pessoa não precisa estar doente para desfrutar de um tratamento de Shiatsu.

Não envolve intervenção drástica nos processos corporais, apenas reequilibra o ki, de modo que o corpo possa curar a si mesmo.